Com simbolismos proféticos, Rosh Hashaná celebra dia em que Deus criou Adão e Eva

  • 23/09/2025
Com simbolismos proféticos, Rosh Hashaná celebra dia em que Deus criou Adão e Eva
Com simbolismos proféticos, Rosh Hashaná celebra dia em que Deus criou Adão e Eva (Foto: Reprodução)

Com a chegada do Rosh Hashaná – o Ano Novo Judaico, celebrado entre o pôr do sol dos dias 22 a 24 de setembro – se inicia um novo ciclo no calendário hebraico.

Segundo a tradição judaica, o Rosh Hashaná marca o dia em que Deus criou Adão e Eva, sendo celebrado como o “aniversário do mundo”.

Assim, em 2025 a comunidade judaica celebra o início do ano 5786, conforme a contagem tradicional que remonta à criação do mundo, segundo a cronologia rabínica.

Rosh Hashaná significa “Cabeça do Ano” e é celebrado no primeiro e no segundo dias do mês hebraico de Tishrei. A celebração também marca o começo da Festa das Trombetas.

O pastor Joel Engel destaca a importância desses dias para os cristãos e sua simbologia profética para os tempos atuais.

“São dias de buscar, orar e pedir a Deus que dê bons decretos”, disse durante um culto.

Arrependimento e reconciliação

Mais do que uma simples mudança no calendário, esse período representa o início de uma fase profundamente significativa dentro do judaísmo.

Rosh Hashaná não é apenas uma festividade cultural, mas um tempo de renovação interior, marcado pelo arrependimento e pela reconciliação com Deus e com o próximo.

O significado do período está relacionado à consciência de que todos se colocam diante de Deus, que avalia pensamentos, palavras e atitudes.

Para os judeus, a reflexão busca promover responsabilidade pessoal e a prática da misericórdia e da justiça.

O som do shofar

Um dos símbolos mais marcantes do Rosh Hashaná é o toque do shofar, o chifre de carneiro. Seu som penetrante não é uma melodia comum, mas um chamado espiritual.

Ele lembra o sacrifício de Isaque, convoca ao arrependimento (teshuvá) e simboliza o despertar da alma adormecida para uma vida de santidade.

Segundo o colunista do Guiame, Getúlio Cidade, o shofar tem papel fundamental no mês que antecede Rosh HaShana.

“É um mês de introspecção cujo propósito é conduzir a uma autoanálise de ações, palavras e pensamentos diante de Deus e dos homens, de modo a produzir arrependimento do mal cometido e correção de vereda. A mensagem é: arrependa-se antes que chegue Rosh HaShana, o dia do juízo.”

Dias de arrependimento

Rosh Hashaná é também o início dos Dez Dias de Arrependimento, que culminam no Yom Kipur, o Dia da Expiação.

Esse período é um tempo de autoexame e perdão, no qual cada pessoa é convidada a avaliar sua caminhada e reparar relações rompidas.

A espiritualidade dessa festa se expressa na busca sincera de reconciliação, pois, para o judaísmo, não há perdão divino sem antes haver a disposição de perdoar o próximo.

Embora profundamente enraizado na tradição judaica, o Rosh Hashaná carrega mensagens universais: a importância da introspecção, do perdão e da busca por uma vida mais alinhada com valores espirituais.

Na refeição tradicional de Rosh Hashaná, é comum servir pão challah redondo — muitas vezes preparado com passas — e maçãs mergulhadas em mel.

Cada item presente na mesa possui um significado especial, simbolizando desejos de bênçãos, prosperidade e vida para o novo ano que se inicia. Segundo o pastor Engel, “todos esses simbolismos são proféticos”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/com-simbolismos-profeticos-rosh-hashana-celebra-dia-em-que-deus-criou-adao-e-eva.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes